EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AGERIO)

A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) alcançou a 18ª posição no ranking geral entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas, com a mesma colocação em crédito e em 12º lugar em investimento (apenas 12 IFDs investem em títulos privados). No segmento S4, composto por 17 instituições, ficou em 15º lugar no ranking geral, 15º em crédito e 9º em investimentos (ressalte-se que apenas 9 IFDs deste segmento investem em títulos privados). O desempenho representa uma queda significativa em relação ao ciclo anterior, quando a instituição havia alcançado a 10ª posição no ranking geral, 13ª em crédito e 12ª em investimentos – mas é importante que suas próprias notas atuais apresentaram uma ligeira melhora em relação a 2023. 

Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção da carteira de crédito seja de 97% do total e a de investimentos 3%.

Veja as notas da AgeRio neste ciclo para cada item da metodologia a seguir:

Como pontos positivos, destaca-se a transparência quanto aos setores econômicos financiados. Como pontos negativos, sobressaem a cobertura temática das Políticas, seu conhecimento da localização das atividades financiadas, Governança, a sua consulta de bases de dados socioambientais, o monitoramento e mitigação de riscos socioambientais, Governança, seu envolvimento em controvérsias e produtos de impacto positivo.

Como boa prática, destaca-se a inclusão do tema da Responsabilidade Tributária, pois a IFD não concede crédito a devedores de tributos federais, estaduais ou do FGTS.

Para ver as tabelas com as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.

Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.