EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Envolvimento em controvérsias socioambientais

Envolvimento em controvérsias socioambientais

Apresentação

Além de analisar a consistência das Políticas/compromissos, do Gerenciamento de Riscos, as informações relativas às operações, produtos financeiros de impacto positivo e governança das instituições financeiras, também analisamos possíveis controvérsias envolvendo as mesmas instituições, seja em decorrência de atuação de reguladores financeiros, de organizações do terceiro setor em matéria socioambiental, seja por exposição na mídia ou por conta da atuação do Ministério Público. Sempre que possível, será feita uma combinação de análise quantitativa e qualitativa (considerando a seriedade da controvérsia). O peso desse tema é de 5%, em termos de potencial redução da nota. Esse é o único tema em que as operações diretas das instituições financeiras são consideradas, notadamente no que diz respeito a suas relações com consumidores.

São fontes de informação: a) bases de dados do Ministério Público; b) bases de dados do Banco Central (no caso de bancos – incluindo Ranking de reclamações não resolvidas e celebração de Termos de Compromisso), da CVM (no caso de bancos, asset managers e seguradoras – processos administrativos punitivos), da SUSEP (no caso de seguradoras e entidades de previdência privada), da PREVIC (no caso de fundos de pensão); c) o sistema do Ministério da Justiça Consumidor.gov, em que são registrados o percentual de casos solucionados e o tempo médio de duração (para bancos e seguradoras); d) o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SINDEC), que reúne dados de todos os PROCONs e também traz o índice de casos solucionados (para bancos e seguradoras); e) a imprensa tradicional (busca online usando palavras-chave); f) organizações da sociedade civil que atuam na área socioambiental e canal de recebimento de denúncias da SIS.

Para pontuação, verificamos se a instituição financeira tem mais ou menos controvérsias do que a média de seus pares. Consideramos também o porte da instituição para fazer essa comparação.