EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Quem somos

O RASA (Ranking de Atuação Socioambiental de instituições financeiras) é o resultado de uma avaliação das políticas e das ações de instituições financeiras brasileiras em matéria socioambiental, seguindo uma metodologia objetiva que se baseia em informações publicamente divulgadas por elas e em eventuais informações complementares por elas enviadas sobre cada um dos indicadores. Muitas delas atualmente divulgam suas iniciativas nessa matéria de forma pontual, mas pensamos que é importante fornecer uma visão abrangente e baseada nos mesmos critérios do que cada uma delas efetivamente realiza com suas atividades de concessão de crédito, realização de investimentos ou cobertura de seguros. Essa informação pode ser útil para usuários de serviços financeiros, para investidores (no caso de bancos e seguradoras que captam recursos no mercado de capitais) e para reguladores financeiros.

O RASA fornece um diagnóstico claro e detalhado da abrangência e profundidade das políticas e ações em matéria ASG (ambiental, social e governança), permitindo comparar diferentes instituições financeiras da mesma categoria entre si e também acompanhar a evolução delas ao longo do tempo, esperando gerar uma competição positiva. As categorias de instituições financeiras avaliadas são cinco: a) bancos múltiplos e comerciais; b) bancos de desenvolvimento e agências de fomento; c) seguradoras; d) entidades de previdência (abertas e fechadas); e) gestoras de investimentos.

As instituições a serem avaliadas em cada ciclo são escolhidas por seu percentual de participação no mercado ou por sua liderança em matéria de Sustentabilidade Socioambiental no Brasil, com exceção das instituições financeiras de desenvolvimento (bancos de desenvolvimento e agências de fomento), que serão todas avaliadas.

A sua criação e implementação está a cargo da Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS), no seio de um projeto apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Convidamos você a navegar pelo nosso site para entender melhor a metodologia e ver os resultados das instituições financeiras avaliadas!