O BRDE ocupou a 7ª posição no ranking geral entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas. No segmento S3, composto por 2 instituições, ficou em 2º lugar no ranking geral, 2º em crédito e 1º em investimentos. O desempenho representa uma melhora em relação a 2023, quando a instituição havia alcançado a 3ª posição no ranking geral no segmento S3, 3ª em crédito e 2ª em investimentos.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção da carteira de crédito seja de 99% do total e a de investimentos de 1%.
Veja as notas do BRDE para cada item da metodologia a seguir:



BRDE tem um desempenho melhor do que a média, com bons resultados relativos em monitoramento de riscos socioambientais, produtos financeiros com impacto ambiental ou social positivo e governança. Dentre os pontos fracos, destacam-se, mesmo em termos relativos, a pouca abrangência das bases de dados socioambientais consultadas e a falta de ações de mitigação de riscos socioambientais. Sob o prisma positivo, destaca-se a realização de avaliação de riscos socioambientais para toda a carteira de crédito.
Para ver as tabelas com as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Seguem as fontes de informação públicas consultadas:
Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática do BRDE (PRSAC) – 2022
Página responsabilidade socioambiental
Pactos Acordos e Compromissos (Responsabilidade Socioambiental)
Diretrizes (Responsabilidade Socioambiental)
Produtos e Serviços (Responsabilidade Socioambiental)
Práticas Socioambientais – Projeto Sul Resiliente (Responsabilidade Socioambiental) 2019
Código de conduta ética do BRDE
Carta anual de políticas públicas e governança corporativa
Relatório GRSAC – 2024 Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas
Estrutura de gerenciamento contínuo de riscos e de capital
Produtos de Impacto Socioambiental Positivo:
Financiamento e energia sustentável
Sul resiliente – Resiliência urbana
O BRDE solicitou uma reunião para entender melhor a metodologia e enviou informações adicionais. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada, inclusive, com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratarem de instituições públicas.

