A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (BADESPI) ocupou a 14ª posição no ranking geral e a 15ª. em crédito entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas. No segmento S4, composto por 17 instituições, ficou em 11º lugar no ranking geral e 12º em crédito. O desempenho representa uma queda significativa de seu desempenho em relação ao ciclo anterior de 2023, quando a instituição havia alcançado a 6ª posição no ranking geral e a 4ª em crédito.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção da carteira de crédito seja de 100% do total e a de investimentos 0%.
Veja as notas da BADESPI neste ciclo para cada item da metodologia a seguir:

A BADESPI teve como pontos positivos uma boa transparência quanto aos setores econômicos financiados, não foram identificados envolvimentos com controvérsias, teve um desempenho ligeiramente acima da média de Governança.
Como pontos negativos, a baixa cobertura temática das Políticas, seu conhecimento da localização das atividades financiadas, o monitoramento de riscos socioambientais e produtos de impacto positivo.
A agência teve um desempenho mediano nas bases de dados socioambientais consultadas e ações de mitigação de riscos socioambientais.
Para ver a tabela com as pontuações item a item, clique aqui.
Para ver a planilha Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui.
Seguem as fontes utilizadas na coleta de informações:
Política de Responsabilidade Socioambiental e Climática (PRSAC)
Relatório de Gestão Consolidado (2024)

