EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Agência de Fomento do Estado do Tocantins (Fomento Tocantins)

A Fomento Tocantins ocupou a 13ª posição no ranking geral e a em crédito, entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas. No segmento S4, composto por 17 instituições, ficou em 10º lugar no ranking geral e 11º em créditoe 11º em investimentos. O desempenho representa um avanço em relação a 2023, quando a instituição havia alcançado a 16ª posição no ranking geral e a 13ª em crédito e 17ª em investimentos. 

Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), verifica-se, com base nas demonstrações financeiras da IFD, que a proporção de concessão de crédito é de 100%. 

Veja as notas da Fomento Tocantins para cada item da metodologia a seguir:

A Fomento Tocantins apresenta como destaque positivo o conhecimento sobre a localização das atividades financiadas, 1/3 de participação feminina na composição da Diretoria (seção Governança) e uma linha de crédito para Turismo Sustentável.

Como pontos negativos, destacam-se a cobertura temática nas Políticas setoriais, bem como a Gerenciamento de Riscos Socioambientais, sobretudo a falta de ações de mitigação de riscos. 

Para ver as pontuações item a item, clique aqui.

Para ver a planilha Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui.

Seguem as fontes de informação públicas consultadas:

Relatório de Sustentabilidade 

Demonstrações Contábeis Exercício 2024

Politica de Segurança Cibernética 

Procedimentos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários-PCCS 

Organograma 

Relatório de Gestão 

Carta Anual de Governança 

Relatório de Gestão Continuada e Integrada de Riscos e de Capital 

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo 

Gerenciamento Contínuo e Integrado de Riscos e de Capital 

Relatório Pilar 3 

A Fomento Tocantins não forneceu qualquer informação adicional fase de interação, prevista na Metodologia. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada, inclusive, com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratarem de instituições públicas.