EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal foi selecionada para ser avaliada no RASA por ser o 2º. maior banco múltiplo brasileiro. Ficou em 7º. lugar geral no Ranking,  sendo o 8º. no crédito e o 5º. em investimentos.

A Caixa Econômica Federal se destaca positivamente entre os seus pares no que se refere à divulgação de informações sobre a frequência e abrangência do monitoramento de riscos socioambientais e sobre mitigação de riscos socioambientais.

Na média (ou pouco acima ou pouco abaixo) dos grandes bancos, estão a cobertura temática de suas políticas, as bases de dados consultadas, as ações de mitigação de riscos socioambientais, produtos financeiros (crédito) com impacto ambiental ou social positivo (embora divulgue a existência de produtos financeiros com essas características e os critérios de elegibilidade, não divulga o percentual deles na carteira) e também sobre governança da sustentabilidade. Também aqui se enquadra o seu envolvimento em controvérsias socioambientais.

Negativamente, disponibiliza pouca ou nenhuma informação sobre relevância de fatores socioambientais no processo decisório e, no seu portfólio (crédito e investimentos), a composição de em termos de setores econômicos, o perfil de risco socioambiental das empresas que recebem crédito ou investimentos e o seu grau de conhecimento sobre a localização das operações financiadas. O mesmo vale para o peso/profundidade de fatores ASG nos produtos financeiros (investimentos) com essas características. Tampouco há informações relevantes sobre produtos financeiros (investimentos) com impacto ambiental ou social positivo.

Veja a seguir os gráficos da Caixa Econômica Federal para crédito, investimentos e geral.

Veja as notas da Caixa Econômica Federal item a item para crédito (que tem o dobro do peso) e para investimentos.

Veja as planilhas de crédito e de investimentos com a justificativa da pontuação da Caixa Econômica Federal e pontuação item a item.

As fontes de informação são: relatórios para o Carbon Disclosure Project, Princípios do Equador e Principles for Responsible Investment, sendo que, em razão de seu formato de empresa pública, a Caixa não poderia integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) nem possuir Formulário de Referência. As fontes de informação consultadas então abrangeram os referidos relatórios e também as Políticas e Relatórios de Sustentabilidade e outras informações disponíveis no website, conforme links a seguir. A Caixa não forneceu qualquer informação adicional na fase de interação, prevista na Metodologia.

 

PRSAC  

Compromissos voluntários 

Comitê de Sustentabilidade 

Relatórios de Sustentabilidade  

Diretrizes setoriais: 

Guia de Boas Práticas para o Setor de Agricultura 

Guia de Boas Práticas para o Setor de Pecuária 

Guia de Boas Práticas para o Setor de Florestas Comerciais Plantadas 

Guia de Boas Práticas para o Setor de Construção Civil 

Guia de Boas Práticas para o Setor de Energia Elétrica 

 

Caixa Asset 

Fundos Caixa