EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

AFAP – Agência de Fomento do Estado do Amapá S/A

A Agência de Fomento do Amapá (AFAP) ficou em 20º lugar no ranking geral e em crédito, entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas, considerando todos os segmentos (S2, S3 e S4). O desempenho representa uma queda de sete posições no ranking geral e cinco posições em crédito em relação ao primeiro ciclo de avaliação. Essa mudança de posicionamento reflete uma piora no desempenho da instituição, pontuando quase 60% a menos do que no ciclo anterior. Entre as 17 instituições do segmento S4, ficou em último lugar no ranking geral e em crédito.

Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção de créditos seja de 100% do total e de investimentos de 0%.

Veja as notas da AFAP neste ciclo para cada item da metodologia a seguir:

Como pontos positivos, a IFD teve um desempenho ligeiramente acima da média no monitoramento de riscos socioambientais e não foram identificadas controvérsias ligadas à agência.

Como pontos negativos (notas abaixo da média das demais IFDs), pode-se apontar a cobertura temática das Políticas, a falta de Políticas setoriais, falta de transparência quanto à composição setorial de seu portfólio, as bases de dados consultadas, ações de mitigação de riscos socioambientais, produtos financeiros com impacto positivo, conhecimento sobre a localização das atividades financiadas e Governança.

A AFAP não forneceu qualquer informação adicional na fase de interação, prevista na Metodologia. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada, inclusive, com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratar de instituições públicas.

Para ver a tabela com as pontuações item a item, clique aqui.

Para ver a planilha Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui.