![]()
A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) ficou em 4º lugar no ranking geral e em crédito, entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas, considerando todos os segmentos (S2, S3 e S4). O desempenho significa uma melhora de doze posições para o ranking geral e sete para crédito, apresentando uma evolução notável de 2023 para cá. Entre as 17 instituições do segmento S4, ficou em 2º lugar no ranking geral e em crédito, ficando apenas atrás da AFEAM.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), verifica-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção da concessão de crédito é de 100%.
Veja as notas da AGE neste ciclo para cada item da metodologia a seguir:

Como pontos positivos, a IFD adota ação adequada em termos de mitigação de riscos, com nota superior à média, apresenta um portfólio com baixo nível de risco, já que financia basicamente “Comércio e Outros serviços”, que representam 72% da carteira de crédito da agência e não foi identificado seu envolvimento em controvérsias.
Como pontos negativos (notas abaixo da média das demais IFDs), destacam-se a baixa cobertura temática das Políticas, poucas Políticas setoriais e a baixa abrangência das bases de dados socioambientais consultadas, tema fundamental para a gestão de riscos.
Seu desempenho foi mediano em Governança, monitoramento de riscos socioambientais, produtos de impacto positivo e conhecimento da localização dos empreendimentos de atividades financiadas. Apesar do desempenho mediano, é importante ressaltar a significativa evolução no monitoramento de riscos socioambientais e produtos de impacto positivo. Nesse critério específico, a pontuação avançou de negativa para mediana.
Para ver a tabela com as pontuações item a item, clique aqui.
Para ver a planilha Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui.
Seguem as fontes utilizadas na coleta de informações:
Políticas de Responsabilidade Socioambiental (2025)
Relatório de Sutentabilidade (2024)
Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (GRSAC) 2024
Código de Ética e Conduta (2025)
Análise de Atendimento das Metas e dos Resultados (2024)
Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa (2023)
Relatório de Gerenciamento de Riscos e de Capital – RAS (2020) – item 6
Políticas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financimaneto do Terrorismo (2025)
Demostrações Contábeis: Balanço Patrimonial (2024)
Plano de Negócios 2025 e Estratégia de Longo Prazo (2025-2029)
Carta de Serviços ao Cidadão (2024)
Relatório Pilar 3 (2024)
Na fase de interação, prevista na Metodologia, a AGE enviou diversas informações adicionais, que foram pontuadas quando relevantes.

