![]()
A Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) ocupou a 16ª posição no ranking geral entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas. No segmento S4, composto por 17 instituições, ficou em 13º lugar no ranking geral e 14º em crédito. O desempenho representa uma queda significativa em relação a 2023, quando a instituição havia alcançado a 8ª posição no ranking geral e a 3ª em crédito.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), verifica-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção da carteira de crédito é de 100%, pois não há investimentos em títulos privados.
Veja as notas da AGN neste ciclo para cada item da metodologia a seguir:

Como ponto positivo, a IFD apresenta um portfólio com baixo nível de risco, já que financia basicamente “Comércio e Outros serviços”, que representam 71% da carteira de crédito da agência e não foi identificado seu envolvimento em controvérsias. Como pontos negativos (notas abaixo da média das demais IFDs), sobressaem a baixa cobertura temática das Políticas e poucos produtos financeiros de impacto positivo.
A agência teve um desempenho mediano no seu conhecimento sobre a localização das atividades investidas, as bases de dados socioambientais consultadas e Governança. Neste último item, apesar de resultado mediano, vale destacar a participação feminina na Diretoria.
Para ver a tabela com as pontuações item a item, clique aqui.
Para ver a planilha Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui.
Seguem as fontes utilizadas na coleta de informações:

