![]()
A Fomento Paraná ocupou a 12ª posição no ranking geral, 12ª. em crédito e 10ª. em investimentos entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas. No segmento S4, composto por 17 instituições, ficou em 10º lugar no ranking geral, 9º em crédito e 7º em investimentos. Em 2023, a instituição havia alcançado a 12ª posição no ranking geral no segmento S4 e 14ª em crédito, de modo que houve avanços.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção de crédito seja de 99% do total e a de investimentos 1%.
Veja as notas da Fomento Paraná para cada item da metodologia a seguir:



A Fomento Paraná apresenta como destaque positivo o detalhamento da composição setorial do seu portfólio e o conhecimento sobre a localização das atividades financiadas, além de apresentar diversos produtos financeiros com impacto ambiental ou social positivo.
Como pontos negativos, destacam-se todos os itens relativos a Gerenciamento de Riscos Socioambientais, o que revela riscos de a agência estar financiando atividades econômicas com impactos negativos.
Para ver as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimento.
Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimento.
Seguem as fontes de informação públicas consultadas:
Política de Responsabilidade Socioambiental e Climática (PRSAC)
Relatório de Sustentabilidade 2023 (o último publicado)
Demonstrações Financeiras Dez. 2024
Banco da Mulher Paranaense – Microcrédito
Banco da Mulher Paranaense – Micro e Pequenas Empresas
Sistema de Financiamento aos Municípios – SFM
BNDES Crédito Pequenas e Médias Empresas
Ampliação, construção e reforma
Fomento Turismo - TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL
Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento - TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL
Financiamentos ao setor público
A Fomento Paraná fez contato na fase de interação, prevista na Metodologia, mas não enviaram informações relevantes. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada, inclusive, com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratarem de instituições públicas.

