EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Agência de Fomento de Goiás S/A

A GoiásFomento ficou em 9º. lugar no Ranking geral, em 6º. em crédito e em 8º. em investimentos, dentre as 17 instituições do segmento S4.

Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção de créditos seja de 57% do total e a de investimentos 43%.

Veja as notas da GoiásFomento para cada item da metodologia a seguir:

A GoiásFomento se sobressai positivamente pela transparência quanto aos setores econômicos financiados e, em alguma medida, por ações de mitigação de riscos (com destaque para a afirmação de que a avaliação de risco socioambiental repercute nas condições da operação de crédito). Como pontos negativos, destaca-se a pequena cobertura temática das Políticas, mesmo tendo havido revisão recente, bem como pela baixa transparência em monitoramento de riscos socioambientais, e até mesmo para produtos financeiros com impacto ambiental ou social positivo. Em outros temas, ela tem desempenho similar ao da maioria das IFDs.

Para ver as tabelas com as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.

Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.

Seguem aqui as fontes de informação públicas consultadas:

Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) (2023)

Relatório de Sustentabilidade (2022)

Linhas FCO

Linhas FCO Rurais

Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital

Relatório Pilar 3 (2023)

Demonstrações financeiras – Balanço Patrimonial

A GoiásFomento forneceu diversas informações adicionais na fase de interação, prevista na Metodologia. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada, inclusive, com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratarem de instituições públicas.