O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ficou atrás do BNDES tanto no Ranking geral, quanto em crédito e em investimentos, dentre as duas instituições do segmento S2. No universo de todas as 22 IFDs, ficou em 9º. lugar geral, 14º. em crédito e 16º. em investimentos.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção de créditos seja de 87% do total e a de investimentos 13%.
Veja as notas do BNB para cada item da metodologia a seguir:
O BNB destaca-se positivamente pela transparência quanto aos setores econômicos financiados e, em comparação com as demais IFDs, pela abrangência das bases de dados socioambientais consultadas, no que se refere às operações de crédito. Tem desempenho muito negativo, mesmo em termos relativos, nas informações sobre Governança e sobre monitoramento de riscos socioambientais.
Para ver as tabelas com as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Seguem aqui as fontes de informação consultadas:
PRSAC (2022)
Relatório de Sustentabilidade (2021)
Relatório de Gerenciamento de Riscos
Última Comunicação de Progresso (Pacto Global) – 2020
Lista de atividades financiadas
Linhas de Financiamento e Produtos para Sustentabilidade
Demonstrações financeiras – Balanço Patrimonial
O BNB forneceu algumas poucas informações adicionais na fase de interação, prevista na Metodologia. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratarem de instituições públicas.