
A Fomento Tocantins ficou em 17º. lugar no Ranking geral, em 16º. em crédito e em 13º. em investimentos, dentre as 17 instituições do segmento S4.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção de créditos seja de 47% do total e a de investimentos 53%.
Veja as notas da Fomento Tocantins para cada item da metodologia a seguir:
A Fomento Tocantins apresenta como destaque positivo a participação feminina na Diretoria (Seção Governança) e uma linha de crédito para Turismo Sustentável.
Como pontos negativos, destacam-se todos os itens relativos a cobertura temática nas Políticas, bem como a Gerenciamento de Riscos Socioambientais e até mesmo a transparência quanto aos setores econômicos financiados (tema em que a maioria das IFDs teve boa pontuação), bem como produtos financeiros com impacto ambiental ou social positivo. A IFD nem sequer pública sua Política de Responsabilidade Socioambiental.
Para ver as tabelas com as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Seguem as fontes de informação públicas consultadas:
Relatório Anual de Gestão de 2020
Carta Anual de Governança Corporativa de Fomento 2019
Carta Anual de Governança Corporativa – Fomento – 2020
Politica de Gerenciamento Contínuo e Integrado
Relatório de gestão contínua e integrada de riscos e de capital 1º. semestre 2020/1
Demonstrações financeiras – Balanço Patrimonial
A Fomento Tocantins não forneceu qualquer informação adicional na fase de interação, prevista na Metodologia. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada, inclusive, com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratarem de instituições públicas.