A Fundação Itaú ficou em 2º. lugar no Ranking geral de Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Veja as notas da entidade para cada item da metodologia a seguir:
A Fundação Itaú obteve um desempenho acima da média em diversos itens: Temas nas políticas gerais (obteve nota máxima em Riscos climáticos físicos crônicos e agudos), Temas nas políticas setoriais (foi uma das poucas entidades a pontuar), Monitoramento de riscos (sua nota 7,3 de 10 deriva do fato de possuir processo robusto e constante de monitoramento de empresas investidas) e Governança (devido à boa participação feminina na Diretoria e à existência de critérios ASG robustos na seleção de gestores de investimentos).
A entidade apresentou um desempenho mediano em ações de mitigação de riscos.
Ressalta-se que a Fundação Itaú não obteve pontuação em várias categorias, incluindo Bases de dados, Relevância no processo decisório, Investimentos com impacto positivo e os três temas relativos à composição do Portfólio de investimentos (setor econômico, localização e nível de riscos ASG das empresas), por não divulgar qualquer informação a respeito desses temas.
Para ver a tabela com as pontuações item a item, clique aqui.
Para ver a planilha Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui.
Como fontes de informação, foi consultado o relatório PRI da Fundação Itaú Unibanco, compromisso voluntário do qual ela é signatária, além das seguintes seções dos websites da entidade e da asset que gere 99% de seus ativos (as únicas em que se identificaram informações relevantes):
Política de Investimentos 2023 a 2027 – PGA
Princípios de Investimento Responsável IAM
Código Brasileiro de Stewardship Relatório 2022 – Itaú Asset
Ebook Investimentos Sustentáveis
A Fundação Itaú não forneceu qualquer informação adicional no prazo de 3 semanas entre 1 de novembro (quando lhe foi enviada por e-mail a planilha com os dados públicos coletados) e 22 de novembro (final do prazo).