Produtos Financeiros com Impacto Ambiental ou Social Positivo
Apresentação
Além do gerenciamento de riscos, as instituições financeiras costumam estar atentas às oportunidades de novos negócios associadas a atividades econômicas ou projetos com impacto ambiental ou social positivo. Entretanto, é evidente que existe um interesse de que assim sejam consideradas a maior parte possível das atividades do portfólio, de modo que é preciso avaliar até que ponto esse rótulo merece ser atribuído. Além disso, é preciso compreender qual o percentual efetivo que esse universo representa no todo.
O tema em questão tem um percentual de 10% da pontuação total em nossa Metodologia, e os critérios para atribuição de pontuação são: a cobertura temática de produtos oferecidos pelas instituições financeiras, a existência de indicadores de impacto ou critérios adequados de elegibilidade com relação a temas socioambientais, bem como o percentual que tais produtos representam no portfólio (ou carteira).
Resultados 1º. ciclo RASA (bancos comerciais, múltiplos e cooperativos)
Resultados 2º. ciclo RASA (bancos de desenvolvimento e agências de fomento)
Resultados 3º. ciclo RASA (seguradoras)
Resultados 4º. ciclo RASA (entidades de previdência)
Resultados 5º. ciclo RASA (bancos e asset managers independentes)