EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)

O BDMG ocupou a 3ª posição no ranking geral, 2º. em crédito e 3º. em investimentos, entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas. No segmento S3, em que se classificam ele e o BRDE, ficou em 1º lugar no ranking geral, 1º em crédito e 2º em investimentos. O desempenho representa uma ligeira piora em relação a 2023, quando a instituição havia alcançado a 1ª posição no ranking geral no segmento S3, 1ª em crédito e 1ª em investimentos.

Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção do valor da carteira de crédito seja de 86%, quando comparada com a de investimentos, de 14% do total.

Veja as notas do BDMG para cada item da metodologia a seguir:

Como pontos positivos, destaca-se a transparência quanto a setores econômicos financiados, importantes produtos financeiros com impacto ambiental ou social positivo e o grau de conhecimento sobre a localização das atividades financiadas. Como pontos negativos, ressaltam-se a baixíssima transparência sobre as ações de gerenciamento de riscos, a começar por bases de dados consultadas, que é a pedra fundamental do tema.

Para ver as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimento.

Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimento.