![]()
A Desenvolve SP ocupou a 8ª posição no ranking geral, 9º. em crédito e em 5º. em investimentos, entre as 20 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) analisadas. No segmento S4, composto por 17 instituições, ficou em 5º lugar no ranking geral, 6º em crédito e 2º em investimentos (considerando que apenas 9 IFDs desse universo investem em títulos privados). O desempenho representa uma queda em relação a 2023, quando a instituição havia alcançado a 2ª posição no ranking geral no segmento S4, 2ª em crédito e 1ª em investimentos.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção de créditos seja de 96% do total e a de investimentos 4%.
Veja as notas da Desenvolve SP para cada item da metodologia a seguir:



A Desenvolve SP tem como pontos fortes, no crédito, a pontuação em Políticas gerais, com boa cobertura temática, produtos financeiros de impacto positivo, portfólio (conhecimento sobre a localização das atividades financiadas) e governança. O ponto fraco da IFD são as bases de dados consultadas e o detalhamento sobre o seu monitoramento de riscos.
Ela também teve bom desempenho relativo em investimentos.
Para ver as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimento.
Seguem os links para as fontes de informação consultadas:
Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) (2023)
Lista de Pacto, Acordos ou Compromissos (2024)
Plano de Ação e Monitoramento PRSAC (2023-2025)
Framework Financiamento Sustentável (2022)
Planejamento Estratégico (2025-2030)
Relatório Anual (2024)
Demonstrações Financeiras (2024)
Lista de Linhas de Produtos (2024)
Lista de Exclusão (2025)
Balanço Social (2024)
Status de Negócio (2024)
Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa (2024)
Relatório Pilar 3 (2024)
A Desenvolve SP informou, durante a fase de interação, prevista na Metodologia, que não seria possível fornecer as informações no prazo solicitado. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratarem de instituições públicas.

