O SICREDI foi selecionado para ser avaliado no RASA por se o 2º. maior banco cooperativo brasileiro. Considerando o seu porte, obteve uma boa colocação no Ranking, sendo o 4º. no geral dentre os bancos avaliados, mas o 3º. em crédito e o 8º. em investimentos (é importante notar que o crédito tem o dobro do peso de investimentos).
O SICREDI se destaca positivamente por publicar dados sobre a relevância de fatores socioambientais no processo decisório, sobre frequência e abrangência do monitoramento, pelo grau de conhecimento sobre a localização das operações financiadas (no que diz respeito ao crédito rural, o conhecimento é completo, por exigência da regulação aplicável) e pelo grau de risco relativamente baixo do setor agrícola, que compõe metade do seu portfólio.
Negativamente, não publica nenhuma política setorial, disponibiliza poucas ou nenhuma informação sobre bases de dados consultadas, sobre mitigação de riscos, sobre produtos financeiros com impacto ambiental ou social positivo (embora divulgue a existência de produtos financeiros com essas características, a cobertura temática é muito restrita e não divulga o percentual deles nas suas carteiras), sobre o perfil de risco socioambiental das empresas que recebem crédito ou investimentos e tampouco sobre governança da sustentabilidade.
Veja a seguir os gráficos do SICREDI para crédito, investimentos e geral.
Veja as notas do SICREDI item a item para crédito (que tem o dobro do peso) e para investimentos.
Veja as planilhas de crédito e de investimentos com a justificativa da pontuação do SICREDI e pontuação item a item.
As fontes de informação são relativamente limitadas, pois ele não relata para o Carbon Disclosure Project, Principles for Responsible Banking e Principles for Responsible Investment, sendo que, em razão de seu formato, não integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) nem dispõe de Formulário de Referência. As fontes de informação consultadas então foram as Políticas e Relatórios de Sustentabilidade e outras informações disponíveis no website, conforme links a seguir. Além disso, o SICREDI disponibilizou à SIS, em nossa fase de interação (conforme previsto na Metodologia), dois documentos internos relevantes: a Norma de Gerenciamento de Risco Socioambiental (de 2021) e as Diretrizes Orientativas sobre Inclusão e Diversidade (de 2022), que foram então consideradas na pontuação.
Política de gerenciamento de risco socioambiental – 2022
Política de prevenção à corrupção
Estratégia de sustentabilidade
Framework finanças sustentáveis
Relatório do pilar 3 do Sistema SICREDI
Relatório de Sustentabilidade 2021