
A Desenbahia ficou em 3º. lugar no Ranking geral, em 5º. em crédito e em 11º. em investimentos, dentre as 17 instituições do segmento S4.
Em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública), estima-se, com base nas demonstrações contábeis da IFD, que a proporção de créditos seja de 95% do total e a de investimentos 5%.
Veja as notas da Desenbahia para cada Seção da metodologia a seguir:
O principal ponto forte da Desenbahia são as ações de mitigação de riscos socioambientais. Segundo a PRSAC:
“2.2.5.1.O aspecto social, ambiental e climático deve ser considerado na análise das propostas de financiamento apresentadas pelos clientes e na definição do rating da operação, através da classificação da respectiva matriz.”
Ela também pontua bem transparência do portfólio (setores econômicos e localização das atividades financiadas). A IFD tem desempenho mediano na maior parte dos itens, em comparação com as demais.
Para ver as tabelas com as pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Para ver as planilhas Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui para crédito e aqui para investimentos.
Seguem aqui as fontes de informação consultadas:
PRSAC (2022)
Relatório Integrado de Administração e Socioambiental – 2021
Setores sujeitos à restrição de negócios
Linhas de crédito e tipos de investimento sustentável disponibilizadas pela instituição
Linha Credibahia Microempreendedores
Política de Gerenciamento de Riscos – (cita o CPS – Comitê de acompanhamento da política de responsabilidade socioambiental)
Estrutura de Governança Corporativa – (identifica o organograma dos comitês de apoio – CPS)
Manual da Organização – Cita o comitê de Política de Responsabilidade Socioambiental e suas responsabilidades / Pg. 60 – cita definir as metodologias do risco socioambiental como responsabilidade
Demonstrações Financeiras 1º semestre 2022 – (Pg. 58 e 59 – Em 2018, a Desenbahia iniciou a operacionalização da matriz socioambiental que classifica o grau de risco socioambiental das operações de crédito, tendo verificado no primeiro semestre de 2022 que a grande maioria dos financiamentos é de baixo risco socioambiental.)
Relatório visão geral do gerenciamento de riscos 2021
Demonstrativos financeiros (Balanço Patrimonial)
A Desenbahia informou, durante a fase de interação, prevista na Metodologia, que não tinha comentários ou dados adicionais a fornecer. Neste ciclo de avaliação do RASA, a solicitação foi realizada, inclusive, com base na Lei de Acesso à Informação, por se tratarem de instituições públicas.