EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Resultados 3º. ciclo RASA (seguradoras)

Gerenciamento de riscos ASG

Resultados 3º. ciclo RASA (seguradoras)

Veja a seguir os Rankings gerais de Gerenciamento de Riscos ASG (abrangendo Bases de dados consultadas, Relevância da avaliação de riscos ASG no processo decisório, Monitoramento de riscos ASG e Mitigação de riscos ASG) com a pontuação de cada seguradora:

Bases de dados consultadas e diligências realizadas

O acesso às páginas individuais das seguradoras (coluna da esquerda em azul), com as tabelas de pontuação item a item e as planilhas Excel com pontuação e justificativas, permitirá perceber que esse tema-chave (por ser a base da gestão de riscos ASG nos investimentos e, quando couber, também em seguros) é um dos pontos fracos das seguradoras.

Mesmo para temas que constam nas Políticas (o exemplo clássico é trabalho infantil), muitas vezes não ocorre a consulta às bases de dados correspondentes (ver tabela de correlação). Outro tema que costuma constar em quase todas as Políticas é desmatamento, mas a grande maioria das seguradoras nem sequer consulta áreas embargadas por órgãos ambientais estaduais – fazem isso no máximo com a base de dados do IBAMA, sendo que a competência para o tema é compartilhada com os Estados, havendo Estados em que o órgão ambiental estadual chega a embargar dez vezes mais áreas do que o IBAMA. Ignorar que o Brasil é uma Federação e que as competências (poderes-deveres) de atuar em matéria ambiental são primariamente dos Estados, limitando a consulta a bases de dados federais, é prática comum. Essa abordagem rasa na identificação de riscos socioambientais se reflete nas baixas pontuações.

Veja a seguir o Ranking com a pontuação geral de cada seguradora:

Relevância de temas ASG no processo decisório

Como se poderá perceber ao acessar as páginas individuais das seguradoras (coluna da esquerda em azul), com as Tabelas de pontuação item a item e as planilhas Excel com pontuação e justificativas, as seguradoras não revelam qualquer informação nesse tema, seja para cobertura de seguros, seja para investimentos, apresentando performance inferior à de alguns bancos privados que, como visto no primeiro ciclo, revelam percentual de negativa de crédito por razões socioambientais dentre as operações avaliadas quanto a esse aspecto – por isso não pontuaram.

Veja a seguir o gráfico com a pontuação de cada seguradora:

Monitoramento de riscos ASG

Como se poderá perceber ao acessar as páginas individuais das seguradoras (coluna da esquerda em azul), com as tabelas de pontuação item a item e as planilhas Excel com pontuação e justificativas, poucas seguradoras revelam a frequência, universo de operações e mesmo quais são as bases de dados consultadas periodicamente acerca de riscos socioambientais – ou seja, como e quando monitoram riscos socioambientais.

Veja a seguir o Ranking com a pontuação geral de cada seguradora:

Mitigação de riscos ASG

Como se poderá perceber ao acessar as páginas individuais das seguradoras (coluna da esquerda em azul), com as tabelas de pontuação item a item e as planilhas Excel com pontuação e justificativas, a ação de mitigação de riscos mais comum na gestão de investimentos das seguradoras é o engajamento individual com as empresas, eventualmente repercutindo o risco nas condições da operação (taxa de juros, prazo, etc). Já quanto à exigência de plano de ação, com prazos e metas para melhorar o desempenho socioambiental ou climático, isso aparentemente nunca ocorre.

Veja a seguir o Ranking com a pontuação geral de cada seguradora: