EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Mapfre

A Mapfre ficou em 1º. lugar no Ranking geral. Veja as notas da Mapfre para cada item da metodologia a seguir:

A Mapfre conquistou a maior nota final neste ciclo de avaliação do RASA. Teve um destaque importante em Monitoramento de Riscos ASG em seu portfólio de investimentos. Além de ter sido uma das únicas três seguradoras a pontuar nessa área, obteve um resultado excepcional em relação à pontuação da BB Seguros e da Tokio Marine, que atingiram menos de 15% da pontuação máxima, enquanto a Mapfre alcançou 91%. Também foi a única seguradora a pontuar na área de Perfil de risco socioambiental das empresas do portfólio, apesar de ter atingido uma nota baixa sob a metodologia do RASA.

Adicionalmente, a Mapfre também apresentou um desempenho superior à média em Profundidade de temas ASG nas Políticas setoriais e temáticas, Mitigação de riscos ASG e Governança da sustentabilidade, tendo um desempenho aceitável. Ainda obteve desempenho mediano em Presença de temas ASG nas Políticas gerais e Composição do portfólio quanto ao peso de fatores ASG, obtendo pontuação abaixo da média apenas em uma das áreas que pontuou: Envolvimento em controvérsias socioambientais. Em algumas categorias a Mapfre não obteve pontuação, como em Produtos financeiros com impacto positivo (sendo uma das únicas a não pontuar, ao lado da Icatu e da Prudential) e outras onde nenhuma seguradora pontuou incluindo Relevância no processo decisório, Composição setorial do portfólio e Conhecimento sobre a localização das empresas do portfólio de investimentos. Esses resultados destacam que, mesmo com a maior pontuação geral do RASA, a seguradora ainda precisa de aprimoramentos substanciais para garantir um desempenho mais satisfatório no tema.

Para ver a tabela com as pontuações item a item, clique aqui.

Para ver a planilha Excel com as justificativas das pontuações item a item, clique aqui.

Foram consultados os relatórios PRI e PSI da Mapfre, compromissos voluntários dos quais ela é signatária. Nesse ciclo do RASA, não foi consultado o questionário CDP, pois em 2025 deixou de ser possível o acesso a não assinantes e, embora a SIS tenha solicitado à seguradora o envio do questionário preenchido, não houve resposta.

Seguem links para seções do website da seguradora consultadas:

Relatório de Sustentabilidade Anual 2022

Política de Meio Ambiente

Demonstrações Financeiras 2022

Política Corporativa de Sustentabilidade 2023

Metodologia ASG Integração na Análise de Investimentos

Código de Ética e de Conduta

TCFD Report

Homepage Sustentabilidade

Homepage Compromissos Voluntários

Homepage Governança

Homepage Certificações Ambientais

Negócios Sustentáveis produtos e serviços sustentáveis

No prazo de 30 dias entre 26 de março (quando lhe foi enviada por e-mail a planilha com os dados públicos coletados) e 25 de abril (final do prazo), a Mapfre enviou basicamente informações relativas a suas operações diretas (impactos ambientais das atividades em seus escritórios ou de gestão da sua própria mão-de-obra), e informações relevantes de acordo com a Metodologia do RASA, porém que já haviam sido contabilizadas pela análise do RASA.